Para chegar a alguns destinos no Brasil, dispensar o avião e fazer uma road trip é algo quase obrigatório, já que a jornada é tão fascinante quanto o destino.


Paisagens exuberantes, pessoas e culturas regionais das mais diversas e a máxima sensação de liberdade são alguns dos prazeres experimentados por quem opta por uma viagem de carro para destinos especiais.


Elencamos, para você, cinco roteiros em que vale a pena preparar o carro (para os destinos abaixo, um bom 4x4 é fundamental), encher o tanque e pegar a estrada.


1º Jalapão (TO)

Viu só por que um bom carro 4x4 é essencial? Nossa primeira dica de destino é o Jalapão, um parque estadual, localizado no Tocantins, que é uma unidade de conservação brasileira.


Região árida, pontilhada de oásis, é popularmente conhecida também como “Deserto do Jalapão”, possuindo uma das menores densidades populacionais do país.


O acesso é difícil, o que explica a preservação deste santuário. Isso faz do Jalapão um convite tentador a uma road trip a bordo de um 4x4 de respeito.


Existem grupos, como o Jimny Clube Brasília, que promovem expedições anualmente ao local, tornando a viagem mais segura, divertida e agradável.


A “Jalapão Extremo” deste ano, por exemplo, ocorrida em março, percorreu 2.700 km pelos estados de Goiás, Tocantins, Bahia e Maranhão, durante nove dias, com um grupo de 29 pessoas – todos integrantes do Jimny Clube Brasília.

Eles enfrentaram, de Suzuki Jimny, solos pedregosos, lamacentos, capim alto, afluentes de rios, podendo assim confirmar o que lá em Jalapão se diz: “coração de jalapeiro não bate, trepida”.


De bônus, contemplaram quedas-d’água refrescantes, chapadões monumentais, clima de savana, piscinas naturais de água supercristalina, belas dunas e um cenário apaixonante de cerrado.


2º Estrada Real (MG – RJ - SP)

Considerada a maior rota turística do Brasil, com mais de 1.630 km de extensão e passando por três estados diferentes, a Estrada Real liga diversas cidades históricas do Sudeste.


Foi construída com a intenção de servir como passagem para o ouro e diamante que eram extraídos das minas na época da coroa portuguesa.

São quatro opções de caminhos (Velho, Caminho dos Diamantes, Novo e Caminho do Sabarabuçu), estando na Rota dos Diamantes o trecho que mais preserva o caminho original da Estrada Real.


Cidades como Ouro Preto e Diamantina cortam esse trecho, além de vilas e parques estaduais e nacionais que proporcionam uma beleza extraordinária ao caminho.


A bordo de um carro 4x4, a road trip pela Estrada Real fica ainda mais interessante, já que pontes e estradas originais, ruínas e vilarejos, a todo instante, estão presentes no trajeto, o que dá à viagem um misto de aventura com aquisição de conhecimento de História.


3º Parque Nacional Serra da Capivara (PI)

Assim como o Jalapão, o Parque Nacional Serra da Capivara é uma unidade de conservação brasileira, um verdadeiro santuário da natureza, que merece uma road trip.


E o melhor é realizá-la em grupo, como recentemente, entre 4 e 12 de outubro de 2019, fez o Jimny Clube Brasília com a expedição “Brasil dos Sertões 2019”, que desbravou o sertão brasileiro, percorrendo os estados da Bahia e do Piauí.


Enfrentando montanhas, rios, areões e solos severamente acidentados, o Jimny Clube Brasília, com apoio da Soma Suzuki, explorou as muitas riquezas naturais do Parque Nacional Serra da Capivara.


Para isso, no entanto, são necessárias duas coisas: espírito aventureiro e um 4x4 resistente, capaz de aguentar o tranco do off road no sertão.

O Suzuki Jimny, a propósito, cumpre bem todos os requisitos de um 4x4 que tem força e potência para suportar uma road trip em terreno geograficamente precário.


E agora, mais do que nunca, pois está prestes a “desembarcar” no Brasil o Jimny Sierra, vencedor do prêmio “World Car Awards 2019”, na categoria “World Urban Car”.


Por que não um Sierra para enfrentar a Serra da Capivara? Ou mesmo uma das opções de Jimny já existentes na Soma Suzuki.


4º Costa do Descobrimento (BA)

Mais uma dica de road trip para misturar aventura com busca por conhecimento histórico, a partir de um roteiro que engloba as cidades de Belmonte, Santo Antônio, Santo André, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva.


Área tombada como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, é denominada Costa do Descobrimento por cobrir a área onde as caravelas portuguesas ancoraram, em 1500.


Fazê-la de carro é uma experiência incrível, que permite contemplar as delícias do céu, do sol, do vento e do mar.


Ou seja, quem resolve encarar essa road trip desfruta de muitas atrações pelo caminho, como praias de água salgada e doce, piscinas naturais, rios, cachoeiras, mata preservada, falésias. Enfim, muita natureza!


5º Pantanal (MT - MS)

Um dos biomas mais bem preservados do planeta, o Pantanal é um destino recomendadíssimo para quem deseja fazer uma road trip.

Afinal, as diversidades e características marcantes do local – como áreas alagadas, serras, rios, chapadas – seduzem qualquer amante de boas aventuras.


Há uma infinidade de roteiros possíveis para exploração da região, contemplando assim célebres lugares do Pantanal – como Bonito, Poconé, Aquidauana, Corumbá, Miranda e a Serra da Bodoquena.

Em todos esses, estar equipado com um bom veículo 4x4 é altamente recomendado, já que o roteiro é dominado, em vários trechos, por terrenos acidentados.


Gostou das nossas cinco dicas para curtir uma road trip no Brasil? Precisa de um 4x4 que segure o tranco dessas viagens?


Então que tal agendar aqui um test drive com as opções de off road 4x4 da Soma Suzuki?  


SOMA SUZUKI
LOCALIZAÇÃO

Setor de Concessionárias, s/n, Lago Sul

Clique aqui para abrir no seu GPS


CONTATO:

(61) 2107-9990

WhatsApp

(61) 99810-6606