Chegou a hora de você conhecer o simpático jipinho que chegou ao Brasil, importado do Japão, e que tem conquistado o coração dos amantes do off-road: o Jimny Sierra.

O sobrenome “Sierra” foi recebido no Japão, onde existe uma versão miniaturizada que segue as especificações de “Kei Car” (aqueles carrinhos minúsculos, minis, que circulam no país).

Essa versão em formato “Kei Car” recebeu o nome de Jimny, enquanto o carro maior – vendido em todo o mundo, inclusive no Brasil – ganhou o sobrenome “Sierra”.

Visualmente invocado, o Jimny Sierra resgata o estilo do antigo Samurai, que durante os anos 1990 fez sucesso no Brasil, tendo, claro, ganhado alguns toques de modernidade e conforto, como o câmbio automático.

Essa transmissão equipa duas das três versões do Jimny Sierra ofertadas no país. E por falar em versões, são estas as disponíveis: 4You (manual), 4You (automática) e 4Style (automática).

Ao contrário do que ocorrerá nos demais países onde o Jimny Sierra desembarcou, aqui no Brasil, este conviverá com as quatro versões do Suzuki Jimny: 4Work, 4All, 4Sport e Desert.



As novidades presentes no Jimny Sierra

Não são poucas as novidades trazidas pelo Jimny Sierra, que passa a ter novos eixos rígidos que ficaram mais leves e resistentes graças ao uso, na produção, de aços de alta resistência.

Já no chassi, a fim de melhorar a rigidez, a Suzuki adotou três novas travessas, elevando em 50% a rigidez do Jimny Sierra em relação ao Jimny convencional. Novos oxins aplicados na fixação da carroceria sobre o chassi também aparecem como novidade no modelo.

E não para por aí. Agora, o tanque do Jimny Sierra é de plástico, com o propósito de reduzir peso, já que o Jimny convencional é de aço. A barra estabilizadora, por sua vez, aumentou de diâmetro.

A tecnologia do Jimny Sierra

É assustador o avanço que o Jimny Sierra traz em termos de eletrônica. Desde a versão de entrada – Jimny Sierra 4You -, há controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampa e de descida.

O modelo está equipado ainda com airbags dianteiros – como no Jimny convencional – e freios ABS, para garantir uma condução segura. Já o sistema em descida tem dois modos de funcionamento: na tração 4x4, limita a velocidade de descida a 10 km/h, enquanto na 4x4 reduzida, fica em 5 km/h.

Com tela JBL de 7 polegadas sensível ao toque, uma central multimídia, integrada com Android Auto e Apple CarPlay, também compõe o pacote eletrônico presente no Jimny Sierra.

Na versão de topo – 4Style -, estão presentes ainda faróis de LEDs com acendimento automático e lavadores, ajuste de altura dos faróis, ar-condicionado digital, controle de velocidade de cruzeiro, além de alguns mimos estéticos.

Há também, no alto da tampa do porta-malas, câmera de ré, a fim de oferecer boa visibilidade da traseira, inclusive para uso em off-roads.

A motorização do Jimny Sierra

Como quase tudo no Jimny Sierra é novidade, com o motor não é diferente. O antigo 1.3 deu lugar a um novo de 1,5 litro, 16 válvulas, que rende 108 cavalos e 14,1 mkgf de torque, contra 85 cavalos e 11,2 mkgf do anterior.

Isso, sem sombra de dúvidas, confere ao Sierra um desempenho substancialmente superior em qualquer terreno aos concorrentes do segmento, inclusive no fora de estrada. Tudo isso com conforto e equilíbrio.

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