Muitas pessoas, por afinidade com esse lifestyle aventureiro dos trilheiros, têm vontade de ingressar no mundo das expedições off road.


No entanto, por uma percepção equivocada – a de que é um hobby caro e complexo -, adiam ou eliminam o sonho de se jogar, com um 4x4, nesse universo do fora de estrada.


Estamos aqui para desmistificar isso e te incentivar, com sete dicas práticas, a fazer a sua primeira expedição off road, que será o seu batismo no mundo das trilhas e do turismo de aventura.


1º - Ter um bom veículo 4x4 off road

Esta dica é fundamental! Para se aventurar fora de estrada, é imprescindível contar com um veículo 4x4 que suporte bem o terreno.


E uma ótima opção para essa iniciação no universo off road são os carros 4x4 da Suzuki – que entregam desempenho e robustez em alto nível.


Tratado como “o real 4x4”, o Suzuki Jimny disponibiliza 4 versões – 4Work, 4All, 4Sport e Desert -, sendo um carro perfeito para enfrentar as situações mais extremas fora de estrada.


Isso graças à carroceria e ao sistema modular de construção do modelo, que o asseguram uma resistência capaz de colocá-lo entre os carros mais fortes do mercado.


Conforto e performance, durante o enfrentamento dos terrenos bravios, também são pontos altos do Suzuki Jimny, garantidos pela suspensão Trilink, que é independente, com eixo rígido e molas helicoidais.


Dentro da Suzuki, outra opção interessante de veículo 4x4 off road é o Vitara, disponível também em 4 versões: 4All, 4You, 4Sport e 4Style.


Com um design que arranca elogios por onde passa, o Vitara esbanja não só elegância, mas também eficiência, a partir do motor 1.4 l turbo em alumínio, com 146 cv e injeção direta, além de torque de 23,5 kgj.m.

Para tirar a dúvida entre os dois modelos – Jimny e Vitara -, passe na Soma Suzuki e faça um test drive em ambos. Sua iniciação nas aventuras fora de estrada merece um ótimo 4x4.


2º - Leve alguns equipamentos úteis

Quem convive há algum tempo com esse universo off road, sabe: situações inesperadas acontecem com certa frequência em trilhas com 4x4.


Estar prevenido e, portanto, equipado com alguns instrumentos pode te ajudar bastante a ter uma aventura off road mais agradável.


Itens que vale a pena levar para a sua primeira expedição fora de estrada: 


- Cabo para ligação direta (no popular, “chupeta”);

- Pás pequenas;

- Lanterna; 

- Luvas;

- Alguma ferramenta que corte galhos, em caso de atolamento (facão, machado); 

- Corda para reboque;

- Prancha ou tábua de desatolagem;

- Spray reparador de pneus.


3º - Como sair de um atoleiro

Rodas girando em falso são quase tão comuns, em expedições off roads, quanto barro pregado na lataria do 4x4 ao final da trilha.


Quando isso acontecer, pare! Ficar acelerando quando a tração com o solo já foi perdida só afundará mais. Desça do carro e faça um calço para os pneus, a fim de que este suba nessa estrutura e consiga tração para rodar e sair do atoleiro.

O ideal, neste caso, é o uso da prancha, equipamento mais apropriado para essa situação. Em caso de ausência deste item, pedras, pedaços de madeira e até os tapetes do carro podem ajudar.


Uma pá, para escavar o buraco, também pode ser eficiente. Se nenhuma dessas opções resolver, um reboque terá de ser usado. Deve-se ter muita atenção quanto ao local onde será amarrado o cabo ou a corda. Existem lugares próprios para isso.


4º - Use a tração 4x4 de maneira correta

Esta dica não se aplica aos carros 4x4 que têm tração integral permanente porque o sistema faz o trabalho automaticamente, identificando os momentos em que o acionamento das rodas traseiras é necessário.


Porém, nos modelos em que a tração 4x4 depende de um aperto no botão do console ou do engate da alavanca, é importante o motorista identificar previamente o terreno de baixa aderência, como lama, pedras, areia, para acionamento da tração 4x4.


A utilização desse sistema em condições que não exigem tal reforço resulta em consumo extra de combustível, além de desgaste dos componentes.


5º - E a reduzida, quando eu uso?

Para transpor obstáculos específicos que demandem mais força/torque, a tração 4x4 com reduzida deve ser usada.


Ou seja, na hora de rebocar outro veículo, de fazer subidas íngremes ou mesmo de passar por áreas alagadas, o ideal é usar a reduzida, que deve obedecer um limite de velocidade de 40 km/h, em média.


Para ligar e desligar esta função, via de regra, os modelos de 4x4 exigem que o carro esteja completamente parado.


6º - Atenção para os limites da inclinação lateral

Não abuse dos limites de inclinação lateral do seu carro, caso você não o conheça suficientemente.


Todo carro possui um ângulo máximo de inclinação, o qual está descrito no manual do proprietário. Caso este ângulo seja desrespeitado, o risco de o veículo tombar é alto.


Uma dica boa, para caso você ache que a inclinação está próxima do limite, é direcionar as rodas para baixo e acelerar, a fim de recolocar o veículo na posição normal.


No mais, não se arrisque, caso não se sinta seguro. Até a experiência te ensinar a sair de situações como esta, renda-se ao pedido de ajuda de colegas mais experimentados no off road


7º - Vincule-se a um clube de expedição off road

Nada mais divertido, seguro e inteligente do que fazer a primeira expedição acompanhado de um grupo experiente e apaixonado pelo off road.


Em Brasília, a Soma Suzuki promove eventos – o Jimny Experience - em parceria com o Jimny Clube Brasília. Confira aqui como foi uma das edições.


Em grupo, certamente seu turismo de aventura te proporcionará muito mais satisfação. 


Integre-se ao Jimny Clube Brasília e já confirme a sua participação na próxima expedição.


SOMA SUZUKI
LOCALIZAÇÃO

Setor de Concessionárias, s/n, Lago Sul

Clique aqui para abrir no seu GPS


CONTATO:

(61) 2107-9990

WhatsApp

(61) 99810-6606