A Suzuki, marca japonesa que vende um símbolo de estilo de vida leve, divertido e conectado à natureza com seus utilitários de tração 4×4, como o jipinho Jimnyacaba de completar 100 anos 100 anos de fundação. Hoje chamada Suzuki Motor Corporation, ela – que foi fundada por um artesão carpinteiro – nem carros fabricava no início. Confira alguns fatos marcantes desse centenário.

Fábrica de máquinas de tear – A história da Suzuki começa em 1909, numa pequena vila do litoral japonês, na região de Hamamatsu, em Shizuoka. Foi lá que Michio Suzuki (1887 – 1982), um aprendiz de carpinteiro, fundou a Suzuki Loom Works, pequena fábrica que produzia enormes teares para a indústria da seda. Artesão habilidoso, Michio revolucionou o mercado ao inventar uma máquina capaz de usar fios tingidos para fazer tecidos multicoloridos.

Produzindo automotores – Depois de 30 anos dedicados aos teares, Michio Suzuki observou que a demanda por carros era crescente no Japão e decide apostar da fabricação de automóveis. Em 1937, monta o primeiro protótipo, mas a entrada do Japão da Segunda Guerra Mundial adia momentaneamente os seus planos.

Agora, Suzuki Motor Company – A Suzuki enfim começa a produzir veículos no início dos anos 1950. A empresa apresenta as bicicletas motorizadas Power Free, em 1952. Dois anos depois (1954) nasce a Colleda, primeira motocicleta Suzuki.
E no ano seguinte (1955) a empresa lança o Suzulight, seu primeiro automóvel. Com linhas cheias de personalidade e um pequeno motor de 360 cc, o Suzulight inaugurou a era dos minicarros no Japão. Em 1954, a empresa é renomeada para Suzuki Motor Co., Ltd.

Logotipo com o “S” – Em 1958, a Suzuki estabelece o seu símbolo: a famosa letra “S” que identifica os veículos da empresa. O logotipo é reconhecido nos quatro cantos do planeta.

Nasce o Jimny, o 4×4 da Suzuki – O carro mais emblemático da Suzuki nasceu no mesmo ano em que o Brasil venceu a Copa do Mundo de Futebol do México, sagrando-se tricampeão mundial e consagrando Pelé como o maior jogador do esporte.
Naquele mágico 1970 para os brasileiros, a Suzuki lançava no Japão um utilitário pequeno com tração nas quatro rodas e equipado com um motor refrigerado a ar de 360 cc, com dois cilindros e 25 cavalos de potência.
Com apenas 590 kg e equipado com rodas de 16 polegadas, o Jimny estreou em abril de 1970 no Japão e foi o primeiro veículo 4×4 produzido em série no país. Sua versão original (LJ10) atingia velocidade máxima de 75 km/h.
O primeiro Jimny trazia o estepe dentro da cabine e oferecia três assentos. A solução permitiu que o modelo fosse classificado como Kei Car, segmento de minicarros do mercado japonês que paga taxas menores. Com preços mais acessíveis, o pequeno Suzuki rapidamente se tornou um sucesso.

Ganhando o mundo – A Suzuki começa a sua aventura internacional em 1975, com o envio dos primeiros modelos para a Austrália. Os clientes australianos recebiam o Jimny LJ50, versão mais potente do LJ10 japonês. O modelo foi lançado com o nome Sierra.

Três anos depois, em 1977, a Suzuki chega ao concorrido mercado europeu com o Jimny LJ80, versão mais potente do SUV lançada até então. O modelo trazia um novo motor de 800 cc e quatro cilindros refrigerado a água. Logo o SUV estava em toda a Europa.

Samurai chega às Américas – Em maio 1981, a fábrica de Hamamatsu começava a produzir a segunda geração do Jimny (SJ-Series). O modelo renasce mais comprido e largo, e com motor maior. O SJ410 estreia em 1982 com design e proposta diferente: era um 4×4 para recreação, pronto a superar qualquer obstáculo. A gama era versátil, com opções aberta (cabriolet) e fechada. Dois anos depois, em 1984, é lançado o SJ413, que serviu de base para o Samurai, SUV que marcou a chegada da Suzuki nos Estados Unidos. Vendeu 47 mil unidades só no primeiro ano.

Nasce o Vitara – A família 4X4 da Suzuki lançou em 1988 o Vitara, SUV compacto equipado com motor 1.6 feito em alumínio, três portas, direção hidráulica, suspensão com ajuste mais macio e uma cabine moderna e funcional. Em 2015, ganhou a atual quarta geração, que desembarcou no Brasil em 2016.

30 milhões de veículos – Com uma gama mais diversificada e modelos de volume, como os hatches Alto e Swift, a Suzuki atinge em 2002 a marca histórica de 30 milhões de veículos comercializados no mundo inteiro.

Jimny, um brasileiro – Em 2012, a marca vive seu momento mais notável no país: o Suzuki Jimny passa a ser produzido na fábrica de Catalão (GO). O Jimny nacional recebeu diversas melhorias ao longo dos últimos anos e, em 2019, desembarcou do Japão a quarta geração do SUV, que adotou o sobrenome Sierra. Além da dupla, a marca comercializa atualmente o novo Vitara e o S-Cross.



Fonte: https://www.metropoles.com/colunas-blogs/entre-eixos/a-suzuki-e-seus-100-anos-de-maquina-de-tear-a-jipe-4x4