“Off-road” nada mais é do que uma expressão em inglês que, traduzida literalmente, significa “fora de estrada”, expressão que, por si só, já define bem a prática.

Ou seja, são atividades desportivas variadas realizadas em locais desprovidos de estradas pavimentadas, calçadas ou infraestrutura urbana.

As expedições “off-roads” têm, como benefício mais celebrado pelos praticantes, a possibilidade de contato com a natureza aliado à adrenalina provocada pela prática esportiva.

Adrenalina que, afinal, é produzida pelo inevitável enfrentamento de situações de difícil acesso e transposição, provocadas por lama, pedras, erosões, subidas e descidas íngremes, alagamentos e, em países de inverno rigoroso, até neve.

A seguir, vamos abordar temas que explicarão, detalhadamente, a prática off-road, respondendo perguntas que são corriqueiras por quem deseja se aventurar nesse universo do fora de estrada.



Quais os benefícios do off-road?

Os benefícios do off-road são diversos – a começar pelo fato de que se trata de uma modalidade esportiva, o que já essencialmente é um benefício que dispensa aprofundamentos.

A prática off-road comprovadamente ajuda no desenvolvimento de habilidades como reflexo, resistência, poder decisório (afinal, a necessidade de tomadas de decisões rápidas estimula o cognitivo nesse sentido) e convivência coletiva.

Outro benefício incrível do fora de estrada é a formação de um caráter mais resiliente no praticante. No meio do caminho, um sem número de obstáculos aparentemente intransponíveis são apresentados, o que não é suficiente para vencer o praticante, que está convencido de atingir o objetivo e alcançar o ponto de chegada.

Do ponto de vista físico, as vantagens do off-road também são impressionantes. A atividade gera aumento de frequência cardíaca semelhante à de uma atividade física de longa duração, como um corrida, por exemplo.

Saindo do físico e indo para o estado de espírito. A sensação de bem-estar provocada pela prática do fora de estrada é um dos benefícios mais fascinantes do esporte.

Sair da estrada para ganhar as trilhas gera, no organismo, descarga de adrenalina somada à liberação no corpo de serotonina – hormônio que desempenha importante papel no sistema nervoso, como regulação do sono e do apetite.

Onde praticar o off-road?

Sem dúvida, o lugar mais democrático – e recomendado – para a iniciação na prática do off-road são as trilhas.

Uma dica fundamental, no entanto, é a seguinte: nunca encare as trilhas sozinho, parta sempre acompanhado de um grupo, pois assim há ajuda mútua e troca de conhecimento entre os trilheiros.

Pesquise na sua cidade onde estão os grupos de 4x4 que organizam expedições em trilhas. Em Brasília, por exemplo, um grupo desse tipo bastante conhecido é o Jimny Clube. Conheça mais sobre eles aqui.

Voltando às trilhas, a partir delas, é possível acessar cachoeiras, rios, fazendas, o que evidentemente torna a aventura ainda mais prazerosa e agradável, já que o contato com a natureza se torna íntimo.

Há também a possibilidade de se praticar o off-road em praias, dunas, falésias e até mesmo na neve, evidentemente para quem mora em locais de invernos rigorosos.

Quais equipamentos de segurança levar para o off-road?

Praticar o fora de estrada em segurança é fundamental. Por isso, antes de se aventurar por trilhas e terrenos hostis com um jipe, é importante se atentar para os itens de segurança imprescindíveis à expedição.

Primeiramente, verifique o estado dos equipamentos de segurança do próprio veículo, como cinto de segurança, banco concha e freio a disco – fundamental para quem tem um 4x4 mais antigo.

Embora hoje sejam vistos mais como uma peça decorativa dos veículos 4x4, o quebra-mato ainda é útil em trilhas, sobretudo para absorver impactos contra obstáculos naturais, protegendo faróis, lanternas e carroceria.

Por medida de precaução, não só com você e seu acompanhante, mas também com colegas de outros carros, carregue no seu 4x4 um kit de primeiros socorros.

Como me preparar para o off-road?

Antes de enfrentar um fora de estrada, o primeiro preparo que você deve ter é contigo próprio. No dia anterior à expedição, evite bebidas alcoólicas, faça alimentações leves e tenha uma noite de sono completa.

Esse preparo fundamentalmente te ajudará a ter melhores reflexos e, sobretudo, uma condição física satisfatória para suportar as muitas horas de atividade intensa.

Já para o dia de pegar estrada, é importante abastecer o carro com bastante água, além de suplementação indicada por algum profissional de nutrição e frutas como banana e maça.

Qual o carro ideal para a prática do off-road?

Possuir um bom carro off-road é o primeiro passo para embarcar nessa aventura carregada de adrenalina. Evidentemente, é necessário que o veículo seja um 4x4 com perfil trilheiro.

E nesse ponto, inegavelmente, a Suzuki é uma marca que larga na frente em comparação aos concorrentes do segmento, pois, além de possuir o 4x4 mais barato do Brasil – Suzuki Jimny –, ainda é referência mundial na produção de veículos destinados ao fora de estrada.

Além do Jimny, a marca japonesa tem outro herói das trilhas: o Suzuki Vitara. Quem vê esse jipinho rodando na cidade não pode imaginar a desenvoltura dele nas trilhas. 

Considerado um dos melhores custo-benefício entre os 4x4, o Suzuki Vitara parece até um nativo, um veículo nascido no fora de estrada.

Quem também se sai muito bem nas trilhas é o novo Suzuki Jimny Sierra. Tanto que conquistou a fama de ser, no off-road, um samurai. Fabricado com leveza, enfrenta situações extremas com a destreza de poucos.

Agora é a hora de você conhecer mais sobre os veículos da Suzuki – as melhores opções do mercado para quem quer ingressar nessa vida aventureira de trilheiro.

Agende aqui uma visita à Soma Suzuki e escolha o modelo, para test drive, que melhor se encaixa ao seu perfil off-road.  


SOMA SUZUKI
LOCALIZAÇÃO

Setor de Concessionárias, s/n, Lago Sul

Clique aqui para abrir no seu GPS


CONTATO:

(61) 2107-9990

WhatsApp

(61) 99810-6606